VIA VERDE DO AVC? INEM ENCAMINHOU 24 DOENTES POR DIA EM 2023

Foram cerca de 8.800 pessoas transportadas.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encaminhou, no ano passado, 24 doentes por dia para "os hospitais mais adequados" através da Via Verde do AVC (Acidente Vascular Cerebral). A informação é avançada pelo próprio INEM em comunicado enviado às redações, dando conta que transportou, neste regime, "8.796 utentes com sinais e sintomas de AVC".

A propósito do Dia Nacional do Doente com AVC, que se assinala a 31 de março, o INEM alerta: "Na presença de falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldade em falar, os utentes devem ligar de imediato o Número Europeu de Emergência - 112 e transmitir todas as informações solicitadas, para que possam receber o tratamento mais adequado".

O número de utentes transportados por este meio em 2023 aumentou em 1.920 casos relativamente a 2022. É, aliás, o número mais alto dos últimos cinco anos e praticamente o dobro do registo de 2019 (4.415 casos). Este número subiu para 4.939 em 2020, para 5.816 em 2021, para 6.876 em 2022 e para 8.796 em 2023.

Foi no distrito de Lisboa que se registou o número mais elevado de casos encaminhados através da Via Verde AVC, com 1.665 doentes. A seguir estão o Porto e Setúbal, com 1.639 e 640 casos, respetivamente.

A idade média dos doentes atendidos, no ano passado, através da Via Verde do AVC foi de 73,9 anos. 50% eram do sexo feminino e 50% do sexo masculino.

"Este aumento do número de doentes encaminhados através da Via Verde AVC não implica necessariamente um aumento da incidência desta doença, podendo justificar-se pela maior consciencialização da importância do contacto precoce com o 112 ou com a Linha de Saúde SNS24 (808 24 24 24), levando ao aumento das situações de suspeita de AVC em que o INEM intervém", argumenta o serviço de resposta de emergência.

Outra explicação para o referido aumento, diz o INEM, "reside no maior número de registos comparativamente a anos anteriores, realizados através da plataforma informática iTEAMS (INEM Tool for Emergency Alert Medical System)".

"Estando já em funcionamento em todos os meios de emergência médica do INEM, a disseminação desta ferramenta por 133 entidades parceiras do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), nomeadamente Corpos de Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa, tem permitido melhorar significativamente a capacidade de tratamento de dados pelo INEM", argumenta.

O INEM alerta para as pessoas ligarem de imediato para o 112 no caso de sentirem falta de força num braço, a boca ao lado ou dificuldade em falar.

"As primeiras horas após o início dos sintomas de AVC são essenciais, pois é nesta janela temporal que os principais tratamentos têm maior eficácia", salienta em comunicado.

Por esse motivo, acrescenta, "ligar 112 e colaborar com os profissionais do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) é fundamental para uma triagem e encaminhamento corretos de todas as situações suspeitas de AVC".

O AVC é um défice neurológico súbito, motivado por isquemia (deficiência de irrigação sanguínea) ou hemorragia no cérebro e continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardiovasculares.

Para prevenir o AVC devem ser adotados hábitos de vida saudáveis, evitar o tabaco e a vida sedentária e ter especial atenção a doenças como a hipertensão, diabetes ou arritmias cardíacas.

[Notícia atualizada às 11h40]

Leia Também: EUA aprovam uso de medicamento contra obesidade para reduzir risco de AVC

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

2024-03-29T10:33:23Z dg43tfdfdgfd