NUTRICIONISTA REVELA A DIETA QUE AJUDA A ATENUAR OS SINTOMAS DE MENOPAUSA

Está na hora de fazer mudanças simples na alimentação. Saiba quais.

Durante a menopausa, os sintomas mais desagradáveis resultam, fundamentalmente, da carência de estrogénios. É o caso dos afrontamentos, suores noturnos, mudanças de humor e distúrbios de sono. De acordo com Emma Bardwell, uma nutricionista especializada nesta fase da vida das mulheres, fazer mudanças na alimentação, assim como adotar uma dieta mediterrânica, ajuda a atenuar os sintomas

Mais especificamente, a especialista recomenda gorduras saudáveis, cereais integrais, fruta e legumes. Estes e outros tipos de alimentos, como a soja, as maçãs e a aveia, inseridos regularmente na dieta mediterrânica contêm fitoestrogénios, "compostos que atuam de forma semelhante aos estrogénios no organismo", explica. 

Leia Também: Menopausa precoce. 12 sintomas a que deve prestar atenção

Aliás, um estudo, citado pela especialista, concluiu que a ingestão regular destes alimentos ricos em fitoestrogénios pode ajudar a reduzir a frequência dos afrontamentos e dos suores noturnos.

Mas, infelizmente, isto apenas funciona em 50% das mulheres, acrescenta. Está tudo relacionado com um metabolito chamado equol que algumas mulheres produzem quando ingerem fitoestrogénios e outras não. 

Mesmo assim, os alimentos da dieta mediterrânica têm outros benefícios e são capazes de ajudar "a controlar o peso, a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de cancro".

Leia Também: Novo medicamento pode aliviar sintomas da menopausa, revela estudo

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

2024-04-15T20:38:40Z dg43tfdfdgfd