INIMIGO SILENCIOSO. SINAIS NADA óBVIOS A QUE DEVE PRESTAR MUITA ATENçãO

Muitos deles podem passar despercebidos.

Os casos de diabetes no mundo podem chegar a 1.300 milhões em 2050, mais do dobro face a 2021. Nesse ano, existiam 529 milhões de diabéticos. A diabetes tipo 2 representava 90% de toda a prevalência da doença. Os dados constam de numa série de estudos publicados, na segunda metade de 2023, pelo The Lancet e The Lancet Diabetes and Endocrinology, que alertavam para a necessidade de estratégias eficazes.

Em declarações ao Mirror, o farmacêutico Graham Phillips, responsável pela empresa ProLongevity, alerta para sinais de alerta críticos que podem indiciar um risco elevado de diabetes. "Se o perímetro da cintura for superior a metade da sua altura, pode estar em risco de diabetes", começou por apontar, advertindo que "quando os níveis de insulina são elevados, o corpo bloqueia efetivamente as reservas de gordura, dificultando o acesso a elas". "Isto pode levar a uma situação em que os indivíduos ganham cada vez mais peso e, simultaneamente, sentem mais fome", explica.

Leia Também: Médico revela quatro enlatados que são surpreendentemente saudáveis

Condições como acantose, uma doença que se caracteriza por manchas escuras na pele, espessas e de textura aveludada, também podem ser sinais de alerta para problemas metabólicos subjacentes.

Com mais de três décadas de experiência, Graham Phillips destacou também sintomas de síndrome metabólica, incluindo pressão arterial alta, níveis elevados de açúcar no sangue, excesso de gordura corporal à volta da cintura e níveis alarmantes de colesterol. Esta condição não só aumenta o risco de diabetes, como também indica uma possível redução de 10 anos na esperança de vida.

Leia Também: Perder peso? Nutricionista indica alimentos que imitam efeitos do Ozempic

Além disso, o farmacêutico referiu que ficar zangado quando se tem fome também pode ser um sinal de níveis de açúcar no sangue "em montanha russa". Este sinal é muitas vezes uma consequência de uma dieta desequilibrada que deixa os indivíduos com fome, cansados e irritadiços.

"Detetar estes sinais de alerta precocemente e atuar sobre eles agora pode fazer uma diferença significativa para travar a diabetes e aumentar a esperança de vida em geral", rematou.

Leia Também: Adeus, cãibras! Nutricionista sugere 18 alimentos ricos em magnésio

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

2024-04-15T07:08:26Z dg43tfdfdgfd