DIZ QUEM SABE QUE DEVEMOS 'ALIMENTAR' O CéREBRO COM ESTAS ESPECIARIAS

Ajudam a melhorar a memória e previnem contra doenças como o Alzheimer e o Parkinson.

Está sempre a esquecer-se de tudo? Há medidas que podemos adotar para manter o nosso cérebro tão saudável quanto possível. Uma boa alimentação é uma delas. O que talvez não imagine é que algumas especiarias também são aliadas.

O especialista em alimentação e fundador da Seasoned Pioneers, mencionado pelo jornal Daily Express, revelou quatro especiarias que ajudam a melhorar a saúde cerebral. De acordo com Matt Webster, o gengibre, por exemplo, não só melhora a saúde digestiva como também contribui para o bom funcionamento do cérebro. 

Leia Também: Médico revela quatro enlatados que são surpreendentemente saudáveis

"O gengibre contém centenas de fitoquímicos, que protegem contra o stress oxidativo", diz. Por sua vez, "o stress oxidativo pode acelerar o processo de envelhecimento e pensa-se que é um dos principais fatores de risco para a doença de Alzheimer".

A curcuma é outra especiaria poderosa. "O seu principal composto, a curcumina, contém propriedades neuroprotetoras que ajudam a proteger a nitidez do cérebro", elucida, acrescentando que "ajuda a melhorar a memória e a cognição, bem como a reduzir o nevoeiro cerebral e a melhorar a cognição". Lembra ainda que "foi descoberto que a curcumina aumenta os níveis da hormona de crescimento BDNF [brain-derived neurotrophic factor], que diminui nas pessoas com Alzheimer".

Leia Também: Este tipo de café comum "devia ser proibido". Costuma bebê-lo?

Referindo-se à canela, o especialista afirma que está de antioxidantes que previnem a acumulação de proteínas no cérebro associadas ao Alzheimer e ao Parkinson. "Não só estimula o processo de aprendizagem e de formação de novas memórias, ajudando os neurónios a formar e a fazer novas ligações, mas a também é rica em antioxidantes que protegem o cérebro dos efeitos negativos do stress", explica.

Matt Webster recomenda também o consumo de pimenta preta, que contém piperina, fonte de antioxidantes que "previnem quaisquer danos nas células cerebrais saudáveis". Além disso, "a pimenta preta também melhora a função cognitiva e a memória, estimulando as vias químicas do cérebro", conclui.

Leia Também: Nutricionista aponta os alimentos culpados por ter a barriga inchada

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

2024-04-15T10:23:32Z dg43tfdfdgfd