DENTISTA REVELA OS ERROS QUE TODOS COMETEMOS AO LAVAR OS DENTES

A rotina já é tão automática, que praticamente nem damos conta do que estamos a fazer. Mas será que sabe lavar corretamente os dentes?

É daquelas pessoas que bochecha a boca com água após a lavagem do dentes e, no final, ainda pensa 'é melhor do que nada'? O que não sabe é que isso constitui um perigo para a saúde oral.

O dentista Andrej Bozic, da Dentum, explica ao Daily Express que esse hábito pode deixar os dentes vulneráveis a cáries e outros problemas dentários. "Não é benéfico e, na verdade, impede que a pasta de dentes seja eficaz", diz. Enxaguar a boca com água elimina o fluoreto, que é o ingrediente mais importante da pasta de dentes e ajuda a reduzir as cáries e a fortalecer o esmalte", elucida, sublinhando que é a camada de espuma formada pelos dentífricos que protege.

Leia Também: Médica diz-lhe o que fazer já hoje para evitar demência no futuro

Andrej Bozic acrescenta que mesmo um antisético deve ser utilizado antes de lavar os dentes. "Tal como a água, pode anular os efeitos do flúor. É preferível reservar a sua utilização para outras alturas do dia, como depois das refeições ou lanches, e até mesmo antes da escovagem."

Para uma boa higiene oral, recomenda a lavagem dos dentes duas vezes por dia. "Uma vez de manhã e outra antes de ir dormir", diz. Além disso, a escovagem deve durar dois minutos. "A maioria das escovas de dentes eléctricas têm temporizador, mas se a sua não tiver, configure dois minutos no telemóvel ou, se lhe apetecer, 'cante' uma música como 'All Shook Up', de Elvis Presley."

Leia Também: Inimigo silencioso. Sinais nada óbvios a que deve prestar muita atenção

Certifique-se também que lava os dentes antes do pequeno-almoço. "Lavar os dentes logo de manhã auxilia no início da produção de saliva, que ajuda a decompor os alimentos e elimina naturalmente as bactérias nocivas na boca. Também ajuda a eliminar o mau hálito matinal."

Após as refeições, deve aguardar 30 minutos antes de escovar os dentes. Segundo o dentista Andrej Bozic, "é a melhor forma de garantir que protege os seus dentes e não está alterar o esmalte, especialmente se tiver comido algo ácido. Ao escovar imediatamente, pode correr o risco de cobrir os dentes com restos de alimentos ácidos, o que pode enfraquecer o esmalte".

Lembre-se ainda que "as bactérias acumulam-se entre as papilas gustativas e outras estruturas da língua e são quase impossíveis de remover apenas com a lavagem". "Esta acumulação não só é má para o odor da boca como também pode levar a outros problemas de saúde oral, pelo que escovar a língua com uma escova de dentes ou um raspador de língua é fundamental para uma boa saúde oral", remata.

Leia Também: Sensação de fadiga constante é sinal de carência de nutriente essencial

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

2024-04-16T19:10:09Z dg43tfdfdgfd