115 MIL PORTUGUESES ESTãO EM RISCO NUTRICIONAL: "É NECESSáRIA APOSTA NOS CENTROS DE SAúDE"

A alimentação e o exercício físico continuam a ser os dois principais aliados de uma vida mais longa e com qualidade, mas atualmente estima-se que 1% da população portuguesa esteja malnutrida

Cerca de 115 mil pessoas sofrem de malnutrição ou estão em risco nutricional em Portugal. Calcula-se que as doenças que resultam desta realidade tenham um custo para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 225 milhões de euros por ano.

Nesta segunda e terça-feira discutem-se estes e outros assuntos no congresso anual da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (ANEP).

“Dentro dos 20 países que estavam envolvidos neste projeto, nós éramos o 19.º em termos de qualidade - estávamos em penúltimo lugar. Nos últimos seis anos melhorámos drasticamente, ou seja conseguimos ter legislação que é aquilo que os outros países não têm. Agora falta é a implementá-la na prática”, afirma o presidente da ANEP, Aníbal Marinho.

Estudos feitos em Portugal mostram que 40% das pessoas que dão entrada nos hospitais estão em risco nutricional.

O custo da hospitalização destes doentes é cerca de 20% superior ao dos pacientes com o mesmo diagnóstico mas sem risco nutricional associado, defendendo a ANEP a aposta nos centros de saúde.

A malnutrição é um problema de saúde pública que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, e compromete ainda mais a saúde do doente, aumentando, por exemplo, o risco de infeções ou de desenvolvimento de escaras.

2024-04-15T15:53:06Z dg43tfdfdgfd